Workshops para iniciados (nível básico) Beginners Workshops

Os workshops do WordCamp estão a ficar uma tradição do evento.

Por isso, no WordCamp Porto 2018 teremos, de novo, workshops para utilizadores de nível básico, que estão a iniciar, ou querem começar, o seu percurso no WordPress.

Afinal, o WordCamp é o local ideal para obter e partilhar conhecimento e aprender coisas novas. É ainda o local perfeito para quem pretende dar os primeiros passos.

O plano de workshops de iniciação ao mundo WordPress no WC Porto 2018 tem dois temas:

  • Workshop “Faz o teu site em WordPress” – nível básico
  • Workshop “Faz a tua loja online em WordPress” – nível básico

 Workshop “Faz o teu site em WordPress” – nível básico

19 de Maio – 9h30 – 13h00

Destina-se a quem está a começar ou a dar os primeiro passos.

Programa

  • O Painel – O Painel é o primeiro ecrã que verás depois de fazeres login no teu site WordPress. Nele encontrarás informação sobre a tua instalação, assim como ligações para todas as áreas de administração do site. Queremos que conheças o Painel, que saibas como está organizado e como o usar para aceder às múltiplas funcionalidades do WordPress.
  • O Editor – Sentes-te pronto para começar a adicionar conteúdo? Queremos apresentar-te as diversas funcionalidades disponíveis no Editor WordPress para que saibas tudo o que podes fazer (e como).
  • Artigos e Páginas – Sabes qual a diferença entre uma Página e um Artigo? Conhece as suas caraterísticas e funcionalidades, para que possas saber qual e quando deves usar.
  • Categorias e Etiquetas – Depois de criado, é necessário classificar e organizar o conteúdo. Não queremos que te sintas perdido nesta tarefa, que te ajuda a ti, aos teus leitores e aos motores de pesquisa.
  • Formatos de Artigos – Aprende a criar formatos de Artigos para que os teus conteúdos sejam mais versáteis
  • Gestão de Media – Aprende a adicionar diversos tipos de media ao teu website, sejam imagens, documentos, áudio ou vídeo. Depois poderás redimensionar, formatar, adicionar ligações e incluir estes media nos teus Artigos ou Páginas.
  • Gestão de Comentários – Como comunicar com os visitantes do site, através do sistema de Comentários. Aprende a gerir Comentários.

 

 Workshop “Faz a tua loja online em WordPress” – nível básico

19 de Maio – 14h30 – 18h00

Com o Workshop “Faz a tua loja online em WordPress” pretendemos ajudar os utilizadores recém chegados ao WordPress a dominar o software e a sentirem-se preparados para o desafio de criar uma loja online.

  • Instalação e Configuração – Da instalação do plugin à configuração de todas as opções necessárias para a tua loja funcionar de forma correcta para o mercado nacional e internacional.
  • Extensões – No meio de milhares de plugins disponíveis, gratuitos e pagos, surgem sempre dúvidas sobre quais utilizar. Vamos abordar quais são os plugins mais interessantes para instalares na tua loja online.
  • Legislação – É muito importante estarmos em conformidade com a legislação nacional e comunitária.
  • Métodos de Pagamento – Uma das partes mais importantes de uma loja é a facilidade com que os seus utilizadores conseguem terminar a sua compra e efectuar o pagamento da sua encomenda de forma segura e rápida.
  • Expedição – O último passo, mas também dos mais importantes, é apresentar aos utilizadores o valor de envio. Para isso é necessário configurar todo o sistema para disponibilizar essa informação.
  • Temas – A parte gráfica da loja é um dos factores mais importantes para criar confiança nos utilizadores e fomentar a compra. Existem diversas opções entre gratuitas e pagas para usares como tema da tua loja. Vamos pegar num tema e configurar de acordo com as tuas necessidades.
  • Produtos e Categorias – Apresentar de forma correcta os produtos no teu website e categorizá-los correctamente é essencial para criar uma boa experiência de navegação. Vais configurar diversos tipos de produtos e disponibilizar todos os seus detalhes.
  • Preços e Promoções – Como definir o preço, taxas e promoções para a tua loja.
  • Dúvidas? – Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas que te ocorram ao longo do percurso.

Perguntas frequentes

Qual a estrutura dos Workshops?

Cada um dos workshops encontra-se dividido em duas partes: Introdução e Desenvolvimento do tema. Esta estrutura permite apresentar numa fase inicial os conhecimentos básicos de cada um dos tópicos, e em seguida aplicar e explorar a vertente prática.

A quem se destinam?

A pessoas que estão a dar os primeiros passos no WordPress e a quem pretende conhecer os elementos básicos de como fazer uma loja online simples usando WordPress e WooCommerce.

Quando vão ser?

No sábado, 19 de Maio, no segundo dia do WordCamp Porto, na FEUP. O workshop “Faz o teu site em WordPress” será durante a manhã, com início às 9h30, e o workshop “Faz a tua loja online em WordPress” será realizado à tarde, começando às 14h30.

Mas se participar nos Workshops não estou nas apresentações…?

Sim, os workshops serão realizados em simultâneo com as apresentações no auditório do WordCamp. São para níveis diferentes de utilizadores. Os workshops são para quem está a começar e as sessões destinam-se, sobretudo, a utilizadores experientes ou já com alguns conhecimentos de WordPress.

Posso participar num deles e não no outro?

O bilhete Workshops permite a participação nos dois mas se pretenderes participar apenas num deles, não há problema. O preço do bilhete é o mesmo.

Quanto custa?

A participação nos Workshops implica a aquisição do bilhete “Workshops” que está disponível na página dos bilhetes (até ao limite da lotação).

Actualização: Bilhetes esgotados

Há limite de lugares?

De forma a poder proporcionar a melhor experiência para todos, os workshops estão limitados a 40 lugares. Assim, quando for alcançada a lotação máxima, o bilhete Workshops deixa de estar disponível.

Há mais alguma coisa?

Sim, há:

  • Oferta de alojamento + registo de domínio, ambos por 1 ano – Oferta PTServidor
  • A t-shirt oficial do WordCamp
  • O almoço
  • O café… muito café (também temos água, chá e bolinhos)

Tenho de levar alguma coisa?

Para além de boa disposição, leva o teu portátil porque os workshops têm uma grande componente prática (assegura-te que possa ligar a redes WIFI).

E como devo fazer depois de comprar o bilhete?

  1. Pensa no domínio que queres registar e verifica se está disponível.
  2. Quando fores contactado por email pela organização, segue os passos que te serão indicados e responde com os dados pedidos.

Uma ideia sobre “Workshops para iniciados (nível básico) Beginners Workshops

  1. Pingback: WordCamp Porto 2018 – Um evento inédito em Portugal | Repairstore Tech - Tudo sobre Tecnologia

Os comentários estão fechados.